Madalenas de Geleia e Chocolate

Sou uma pessoa de Dezembro. Do limiar entre o entardecer dourado de Outono e as noites frias e escuras de Inverno. Da liberdade que emana dos Sagiatarianos. Sou uma pessoa de Dezembro. O último do calendário que nos obriga a colocar a consciência em balanço e a ouvir o rebuliço interior. O ante-primeiro que nos força gentilmente a arrumar a casa para receber o mês primeiro de um ano que ainda está para vir.



 Sou de Dezembro. Da luz que brilha em cada olhar ansioso por reunir a família em redor dos valores que vêm por bem. O mês em que me atrevo a olhar pelo ombro e a entre-ouvir o tilintar de um singelo orgulho pessoal. Sou da recta final, em que as pernas ganham novo fôlego para um sprint que exige mais resistência do que velocidade. Sou do mês que gentilmente aproxima as vidas em abraços mimosos e rabanadas a babar açúcar. Sou uma pessoa de Dezembro, este mês tão cheio que passa a correr entre laços, filhoses e serões à lareira entre histórias de infância e risos comunitários. Este mês que tem sempre tempo para o amor. Tenho muito apreço por tudo o que há em mim de Dezembro e por tudo o que dou em Dezembro.
 




 Madalenas de Geleia e Chocolate

Ingredientes
75gr de manteiga
4 colheres de sopa de geleia de marmelo
2 ovos grandes
100gr de açúcar branco refinado
100gr de farinha de trigo autolevedante
1/2 colher de chá de fermento em pó
150gr de chocolate negro
2 colheres de sopa de leite (à temperatura ambiente)

Colocamos a manteiga e a geleia numa caçarola e levamos a lume, o mais brando possível. Após a manteiga derreter, tiramos a caçarola do lume e deixamos arrefecer. Deitamos os ovos e o açúcar numa misturadora eléctrica e batemos até obtermos uma pasta esbranquiçada e com a consistência de uma mousse (algo que poderá demorar cerca de 10 minutos). Aquecemos previamente o forno à temperatura de 180Cº. Peneiramos a farinha para dentro da taça da mistura dos ovos, juntamos o fermento. Por último, juntamos a manteiga. Com uma colher de metal envolvemos tudo rapidamente, mas com suavidade. Enchemos as concavidades do tabuleiro, previamente preparado. Levamos ao forno durante 8 a 10 minutos ou até os bolos crescerem e alourarem. Deixamos as madalenas arreferecerem  no tabuleiro durante cerca de 2 minutos antes de as desenformarmos. Transferimos para uma rede de arrefecimento. Esta receita permite obter cerca de 15 madalenas. Depois de bem arrefecidas, levamos o chocolate a derreter em banho-maria juntamente com as duas colheres de sopa de leite. Mergulhamos o topo das madalenas no chocolate e deixamos secar sobre papel vegetal.




Sem comentários