Bolo para Aniversários Especiais

Celebrar o aniversário é para mim mais do que assinalar a passagem de um ano. É acima de tudo convocar um momento de família e criar umas quantas novas memórias, que possam alimentam o ano que se inicia, até que nos sentemos novamente à mesa. Lembro-me que quando era pequena, os meus aniversários eram qualquer coisa de extraordinário. Vivia no centro de uma aldeia pequena, com um pátio pequeno mas extremamente convidativo. A família (que é bastante numerosa) era toda convidada, os amigos da escola também e como o pátio era aberto, podia aparecer quem quisesse. Eu não tinha aniversários comuns, tinha banquetes. Como devem calcular é com muito agrado que recordo as montanhas de comida, os convidados penduras, a família reunida, as brincadeiras que ocupavam o pátio. E claro, tentamos que o aniversário da pequenita cá de casa seja também assim repleto de boas memórias. Apesar da alteração de horários, de rotinas, quiçá de vidas, procuramos dar o tudo por tudo para que a mais pequena possa também em cada ano formar as suas boas memórias. Juntamos a família, rimos muito, provocamos umas quantas peripécias e sorrimos depois ao finalizar do dia, já todos cansados, mas com a alma cheia. Sei que a minorquinha ainda é jovem demais para reflectir sobre estes momentos. Mas tenho a certeza do mundo que os vive de alma e coração e que um dia, todas estas memórias serão um belo álbum fotográfico interior e pessoal.





Ingredientes
300gr de açúcar amarelo
3 ovos
300ml de óleo de girassol
300gr de farinha autolevedante
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de bicarbonato de soda
350gr de cenoura ralada
Raspa de uma laranja e de um limão

Misturamos o açúcar com os ovos e o óleo e batemos até que todos os ingredientes estejam bem ligados. Lentamente, juntamos a farinha (previamente peneirada), o fermento e o bicarbonato de sódio. Depois de todos os ingredientes bem encorporados, adicionamos a cenoura ralada e as rapas de laranja e limão. Deitamos a mistura numa forma de bolo previamente preparada e alisamos com uma espátula. Colocamos no forno, pré-aquecido a 170ºC, durante 40 minutos, ou até que o bolo fique castanho e a massa estiver fofa ao toque.

Cobertura
200ml de natas vegetais
250gr de queijo mascarpone
100gr de margarina à temperatura ambiente
 150gr de açúcar em pó

Batemos as natas atéque estas fiquem firmes. À parte juntamos o queijo, o açúcar em pó e a margarina e batemos bem até todos os ingredients até estarem bem ligados. Juntamos e decoramos o bolo.


Sem comentários