Popsicles de Mirtilos e Kefir

Amante confessa do inverno, julgo que nunca me tinha apercebido do quanto aprecio o mês de Julho. Talvez porque nunca tinha deixado entrever o quão mágico é este mês. Há magia nos pores-do-sol que explodem em tons de laranja e cor-de-rosa. Há magia nos convívios calorosos que são regados com uma boa limonada e brindes tontos sobre tudo e sobre nada. Há magia no mercado municipal com bancas repletas de frutas e vegetais de todas as cores. Sinto que Julho me aproxima das pessoas, das coisas boas, do sentimento de pertença apenas ao lado do bem. Sinto que Julho me devolve a liberdade. Talvez porque com ele cheguem as férias de Verão. Mais curtas que as de infância, é certo, porém repletas de novos planos e novas aventuras. É neste mês que a adrenalina se cruza com o mais simples descanso. Um equilíbrio difícil de encontrar quando os dias se somam aos dias de rotinas infindáveis. 


Curiosamente foi em Julho que surgiu o Reservatório de Sensações. O que me faz pensar que sempre apreciei este mês, mesmo que fosse de forma inconsciente, entre lamurias contra o calor intenso que se faz sentir sempre no interior do país nesta altura do ano.  É verdade, o Reservatório de Sensações está de parabéns e há tanto para partilhar convosco, tanto para mudar, tanto para dizer. Sei que os próximos dias vão ser loucos deste lado. Portanto, regresso ao post de abertura de 2017: manter as expectativas baixas, sonhar com coração, sem esquecer a cabeça. Todavia, espero mesmo ter tempo e inspiração para partilhar as várias receitas e coisas boas que têm acontecido na minha vida, no meu particular Reservatório de Sensações. Acho que a receita que partilho convosco tanto serve de ode a Julho, como de ponto de partida para lançar o aniversário deste meu cantinho tão adorado. Espero contar convosco desse lado para que este mês de Julho seja ainda melhor do que espero.








Popsicles de Mirtilos e Kefir

Ingredientes
200gr de mirtilos
Sumo de 1 limão
3 colheres de sopa de mel (Samelas*)
10 colheres de sopa de kefir ( Pastoret*)
4 colheres de leite condensado

Modo de preparação
Numa panela pequena levamos, a lume médio, o mel com os mirtilos previamente lavados. Assim que começar a ferver, reduzimos o lume e deixamos fervilhar cerca de cinco minutos ou até que os mirtilos comecem a libertar o seu sumo, mas sem se desfazerem por completo. Acrescentamos o sumo de limão. Retiramos do lume e deixamos arrefecer. Numa taça juntamos o kefir e o leite condensado. De seguida preparamos os moldes de gelado. Vertemos a mistura de mirtilo até atingirmos ¼ dos moldes (mais coisa menos coisa). Levamos ao congelador durante cerca de 15 minutos ou até a mistura de mirtilos ganhar alguma solidez. Vertemos a mistura do kefir quase até ao bordo do molde. Vertemos um pouco mais da mistura de mirtilo. Levamos ao congelador até solidificar por completo (4 horas ou durante toda a noite)

*Em relação ao mel, sou super fã da marca Samelas. Nota-se que é um mel genuíno, suave mas ao mesmo tempo repleto de sabor. Acho que as minhas receitas têm beneficiado bastante com este mel da Serra da Estrela.

*Descobri esta marca espanhola há pouco tempo. Este Kefir é bastante suave e não abafa os restantes sabores do gelado. É perfeito para comer à colherada, com granola, etc, mas também para juntar a diversas receitas.









Sem comentários