Biscoitos de Gengibre, Limão e Mel

Já aqui partilhei convosco que o meu sistema imunitário não concorda com a minha paixão pelo Outono. Chega esta altura do ano e são vários os sintomas que me deixam em alerta. O vento seca-me os olhos de forma dolorosa, as alterações bruscas de temperatura provocam-me enxaquecas, a mudança de horário interfere com as minhas digestões e insónias. Todos os anos leio e releio mezinhas, dicas de blogers, artigos científicos e procuro melhorar o que me afecta. Todos os anos chego à conclusão que há coisas que não mudam por melhores que sejam as dicas e os truques.





Por isso, como o meu humor também adora o Outono e não sai abalado pelas alterações corporais decidi procurar o meu antídoto físico para reforçar o sistema imunitário. Resultado? Uns biscoitos de Gengibre, Limão e Mel. Já comi meio quilo deles. O sistema imunitário ficou reforçado, não por causa dos ingredientes que usei nos biscoitos.







Sim, eu sei que a comida saudável faz milagres e que nós somos o que comemos. Eu sei disso, mas sinto que esse discurso hiper moderno se esquece de uma coisa essencial e que tanto falta nos dias de hoje. Sabem porque ao confeccionar estas bolachas senti o meu sistema mais protegido? Porque uma manhã a magicar uma receita nova, a aquecer a minha casa com o calor confortável do forno e os aromas a biscoito quente são sinónimos de felicidade. E a felicidade, essa sim, é a maior amiga de um corpo saudável.



Biscoitos de Gengibre, Limão e Mel

Ingredientes
450gr de farinha sem fermento
70gr de açúcar mascavado claro
5 colheres de sopa de mel
90gr de manteiga
2 ovos
2 colheres de sobremesa (bem cheias) de gengibre em pó
1 colher de chá de fermento em pó
Raspa de 1 limão

Numa tigela misturamos a manteiga e o açúcar até ganhar textura. Juntamos os ovos, batendo de forma contínua. Adicionamos o mel até incorporar bem. Juntamos os restantes ingredientes (farinha, gengibre, fermento e raspa de limão). Misturamos bem com as mãos, até a massa ficar homogénea. Não devemos amassar em demasia. Cobrimos a massa com película aderente e levamos ao frigorífico durante uma hora, para que a massa fique mais firme. Pré-aquecemos o forno a 180ºC. Polvilhamos uma superfície lisa com farinha. Estendemos a massa com a ajuda de um rolo até esta atingir a espessura de 5mm. Cortamos com um molde quadrado e levamos ao forno, em tabuleiro previamente preparado, durante 8 a 12 minutos, ou até dourarem.


2 comentários

Ana Moço disse...

Sou cada vez mais fã deste cantinho cibernético *.*
Adoro tudo e principalmente identifico-me com a tua relação com a comida.
E estes biscoitos têm um aspeto fabuloso, quero fazer!
Beijinho*

Maria Isabel Figueiredo Patrício disse...

Adorei estes biscoitos, um casamento perfeito entre ingredientes e o Outono
Bjns