Pãezinhos de Azeitonas e Oregãos como homenagem à simplicidade

Gosto de receitas simples, como gosto de pessoas simples, assim como gosto de momentos simples. Tudo simples, portanto. Talvez porque eu seja o oposto. Talvez, porque sendo o oposto, preciso de me refugiar na calmaria dos pormenores da vida. Aqueles que acalentam a alma e inspiram a quietude da paciência diminuta. 


Como por exemplo, amassar o pão com a leveza dura das mãos e assistir relaxadamente ao seu crescimento enquanto abraçamos uma chávena de chá quente, junto à janela que se abre para o dia. Ou como por exemplo, esquecer as rotinas ritmadas pela tecnologia, enquanto se partilha, com uma mesa farta de risos e conversas, esse mesmo pão acabado de sair do forno. Existem receitas, momentos e pessoas que não troco por nada deste mundo. Porque a beleza da vida reside na simplicidade.



Ingredientes
3 colheres de sopa de azeite
40gr de azeitonas pretas grosseiramente picadas
100gr de farinha de trigo
50gr de farinha de espelta
1 pitada de açúcar
2 colheres de chá de fermento seco
1 ovo
1 gema
1 pimenta de pimenta preta
1 colher de sopa de oregãos secos

Misturamos as duas farinhas, o açúcar, o fermento, o ovo e o azeite. Adicionamos as azeitonas, os oregãos e a pimenta. Amassamos até obtermos uma massa consistente. Caso a massa fique demasiado consistente, acrescentamos um pouco de leite. Deixamos repousar a massa tapada com um pano húmido, num local quente, durante uma hora para levedar. Decorridos esse tempo, trabalhamos levemente a massa e formamos sete pãezinhos, que devemos colocar num tabuleiro de forma, previamente untado. Deixamos levedar por mais 10 minutos. Pincelamos os pãezinhos com a gema de ovo batida. Em seguida, levamos o tabuleiro ao forno e cozemos os pães a 180ºC, durante cerca de 20 minutos. O forno não deve ser pré-aquecido.


Sem comentários