Cupcakes de Pêssego

Já algum tempo que não passava por estas bandas. As últimas semanas têm sido de recolhimento. As chuvas intensas que se têm feito sentir conduziram me a um estado de hibrnação. Sim, acho que foi isso que aconteceu. Todo o meu sistema desligou o ritmo máximo, apenas para funcionar em ritmo de aguenta a rotina. Portanto, não imaginam como me soube do coração este último fim-de-semana de sol e de algum calor. O corpo voltou a ganhar vida, mas acima de tudo a alma recuperou energia e vontade para mais uma temporada até à chegada em definitiva da Primavera.

As saudades da Primavera são imensas. Anseio pela chegada do novo horário, que me permite fazer mais actividades ao final do dia, ou simplesmente a acordar mais cedo com outra vitalidade. Eu sei que muitas vezes o que importa não é o tempo, mas sim a nossa vontade interior. Eu adoro o Outono e o Inverno, mas também adoro a Primavera e o Verão. Sinto falta das andorinhas a esboçar à frente das minhas janelas de casa. Sinto falta do cheiro a campo aquecido. Sinto falta dos por-de-sol laranja. Sinto falta de pegar na minha máquina e percorrer as montanhas, os rios e os vales. Talvez, tenham sido estas saudades que me inspiraram a criar a receita do Dia dos Namorados. Uns cupcakes de pêssego e chocolate. Uma combinação docinha, fresca que acompanha bem com limonada e com a vida.




Ingredientes
120gr de farinha sem fermento
140gr de açúcar em pó
2 colheres de chocolate em pó
1 1/2 colher de chá de fermento em pó
40gr de manteiga à temperatura ambiente
140ml de leite gordo
1 ovo
1/4 colher de essência de baunilha
400gr de pêssegos em calda, cortados às fatias


Pre-aquecemos o forno a 170ºC. Misturamos o açúcar, a farinha, o fermento em pó, a manteiga e o chocolate em pó numa batedeira e batemos na velocidade mais baixa até obtermos uma mistura com uma consistência arenosa. Juntamos metade da porção do leite e batemos até estar incorporada. Numa tigela à parte batemos o ovo, a essência de baunilha e a restante porção de leite. Depois juntamos à mistura da farinha e continuamos a bater até todos os ingredientes estarem bem incorporados. Dividimos as fatias de pêssego pelas forminhas de papel de modo a cobrir a base. Com a ajuda de uma colher, colocamos a mistura nas forminhas de papel e enchemos até dois terços. Colocamos no forno durante 20 a 25 minutos, ou até que fiquem fofos ao toque. Deixamos arrefecer ligeiramente e só depois transferimos para uma rede de arrefecimento. Quando os cupcakes estiverem completamente frios, cubrimos com decoração a gosto.









Sem comentários