Bolinhos de Coco

Sabem qual é uma das minhas mais antigas recordações de Natal? Sim, sim, está relacionada com comida. Confesso só me apercebi da importância desta memória na semana passada quando a mãe me ofereceu uma caixa de cerejas cristalizadas.

Mas comecemos pelo princípio. Nas Festas de Natal e de Final de Ano, os Bolinhos de Coco sempre marcaram presença. Primeiro porque, pelo que eu percebia na altura, eram super fáceis de fazer e na realidade desapareciam num instante, pois toda a gente adorava esta pequena delícia. Mas se a mãe era rápida na confecção, mais rápida era eu a roubar os bolinhos do tabuleiro, ainda quentes, ainda húmidos....tal e qual como eu adorava.

 Porém, havia algo pior que este pequeno e desculpável furto, havia algo que eu fazia, que deixava a mãe irada. Sim irada, zangada, enraivecida para comigo. Não sei como costumam preparar estes bolinhos em vossas casas, mas por estas bandas, bolinho de coco que quer ser chamado de tal, tem de se apresentar enfeitado no topo com cereja cristalizada. E, nem de propósito, as cerejas cristalizadas são a minha guloseima favorita. Como sabem adoro chocolates, mas acreditem estas pequenas bolas vermelhas açucaradas tiram-me do sério. Portanto, já estão a ver o que acontecia nestas alturas de festas. A mãe tentava esconder a caixa das cerejas cristalizadas, e eu, qual cão com o olfacto bem treinado, revirava a casa até conseguir encontrar o tesouro. Acreditem, quase nunca falhava, e assim a mãe quando finalmente precisava da caixa ....ooops....estava vazia. Geralmente, eu dizia de mim para mim: vou só comer uma, vou só comer uma. Mas era muito difícil resistir. Como devem imaginar, durante anos apanhei tanta barrigada de Bolinhos de Coco e de Cerejas Cristalizadas que nos últimos tempos deixei de conseguir comer estas iguarias. Mas, na semana passada, a mãe ofereceu-me uma caixa de cerejas cristalizadas e eu não podia deixa-la estragar. Metade das cerejas já estão na minha barriga, o que sobrou serviu para enfeitar a minha primeira fornada de Bolinhos de Coco, confeccionada all by myself.



Espero que gostem desta singela receita. E espero que de alguma forma possa servir de convívio junto do forno e da mesa da cozinha. Feliz Natal!

Ingredientes
250gr de açúcar branco
4 ovos
200gr de coco ralado
cerejas cristalizadas cortadas em pedaços

Batemos os ovos inteiros com o açúcar até obtermos uma pasta esbranquiçada. Juntamos o coco e voltamos a bater bem para unir os ingredientes. Enchemos as formas até 3/4 e colocamos a cereja por cima da massa. Levamos ao forno, previamente aquecido a 180ºC., até os bolinhos alourarem.




Sem comentários