Queques de Chocolate para pequenos e graúdos

As notícias que chegam do mundo são cada vez mais estranhas. Juntam-se a um outono solarengo mas também ele estranho a nível pessoal. Mas este não é um post de lamúrias pessoais ou de partilha de ideologias. Este é um post sobre simplicidade.

No outro dia estávamos a jantar e a propósito de comentários sobre as rotinas desgastantes, preocupantes e um pouco deprimentes, a mais pequena da família saiu-se com o seguinte comentário: “Pois, a mim nunca me doeu a alma!” Assim do nada, aquele comentário inocente, atirado para o ar com a maior naturalidade, roubou a cada um dos presentes uma gargalhada genuína, vivida em conjunto entre adultos e a mais pequena. E este episódio lembrou-me uma frase que li em tempos: Quando deixamos de saber brincar, deixamos de ser criança, tornamo-nos doentes”. Algo deste género. É bem verdade, senão tivesse sido aquela saída ingénua, meio a brincar, meio a falar a sério, meio não percebo nada os adultos, aquele jantar teria culminado num rol de queixas existenciais. Muitas vezes dizemos, quem me dera voltar a ser criança, ou a vida das crianças é tão boa. Se desejamos e temos consciência disto, porque é que nós adultos gostamos tanto de complicar?

Esta receita é para todos os adultos que querem recuperar a criança interior e descomplicar um pouco os dias que passam.  Vá, vamo-nos lambuzar com vontade!






Ingredientes
2 chávenas de farinha
1 chávena de chocolate em pó
2 chávenas de açúcar branco refinado
1 colher de chá de fermento em pó
3 ovos
¾ chávena de óleo de girassol (puro)

Pré-aquecemos o forno a 180ºC. Numa tigela grande juntamos os ovos e o açúcar e batemos bem até obtermos uma mistura esbranquiçada e fofa. Adicionamos o óleo, a farinha, o fermento e o chocolate em pó. Misturamos novamente bem. Colocamos o preparado em formas de papel ou directamente dentro das formas para queques, previamente untadas. Levamos ao forno durante 20 minutos. A receita dá para aproximadamente 18 queques. Depois de retirarmos do forno, colocamos em cima de uma rede de arrefecimento.

Ingredientes 
Cobertura de Chocolate Negro
150gr de chocolate negro
100ml de natas para bater

Cobertura de Chocolate Branco
150gr de chocolate branco
100ml de natas
1 colher de sopa de manteiga

Partimos o chocolate negro em pedaços para dentro de uma taça que possa ir a banho maria. Depois de o chocolate derreter juntamos as natas e mexemos bem até ficarem incorporadas. Deixamos arrefecer antes de usar.

Partimos o chocolate branco em pedaços para dentro de uma taça que possa ir a banho maria. Juntamos a manteiga quando o chocolate começa a derreter. Quando ambos os ingredientes estiverem bem derretidos juntamos as natas. Deixamos arrefecer antes de usarmos.






Sem comentários