Refresco de Café e Limão (e uma sandes que não precisa de receita)

Conhecem a Zé, a Ana, o Júlio, o David e o Tim? Não, não são politicos de um qualquer partido português, nem famosos acabados de sair de um reality show televisivo, nem tão pouco personalidades da história nacional. Uma dica: são eternamente jovens apaixonados por aventuras encantadoras e repletas de adrenalina. Na realidade, estas são as cinco personagens que acompanharam a minha infância e a transição para a adolescência. Recebi o meu primeiro livro d' Os Cinco (ou em inglês The Famous Five) quando tinha cerca de sete anos. Rapidamente me apaixonei. Eles tinham praticamente a minha idade, acampavam sozinhos sem a supervisão de um adulto e uma das protagonistas era Maria Rapaz tal como eu, e além disso era dona de uma ilha com um castelo repleto de história. Como poderia eu não me ter apaixonado logo pel' Os Cinco? Acredito que foi graças à obra da escritora Enid Blyton que o meu gosto pelo mar, pelo sossego das ilhas, pelos faróis, por barcos...enfim...por tudo o que está relacionado com a navegação marítima se desenvolveu. Cresci com os feitos extraordinários destes pequenos por exemplo em: Os Cinco na Ilha do Tesouro, Os Cinco na Torre do Farol, Os Cinco voltam à ilha, etc. Confesso que me arrepiava sempre com os relatos sobre os afundadores. Tanto que ainda hoje em adulta já procurei informação sobre este tema, para perceber se estes homens (que atraiam os barcos para as escarpas de Inglaterra, a fim de sacarem os bens preciosos) existiram ou não. Portanto, quando as férias de Verão chegam são muitas as vezes que a minha memória retrocede no tempo e me conduz às tardes veranis de leitura intensa acompanhada de refrescos e de magicação de aventuras. Adorava quando passava as férias em casa da avó e esta me preparava o seu Refresco Especial de Café e Limão. Ainda hoje são várias as vezes que o preparo, principalmente quando quero acompanhar petiscos ou comida mais light, como por exemplo uma bela e simples Sandes de Salmão fumado.





As férias deste ano, para além de muitos refrescos de café e limão, tiveram ainda uma grande aventura. De facto, as histórias não podem ficar só no papel e e eu decidi arriscar a minha própria história com uma viagem até às Ilhas Berlengas, ao largo de Peniche. Uma aventura com direito a histórias de pirata, a ataques de gavoitas, a grutas místicas e a termos técnicos que só os marinheiros conhecem. Fiquei deliciada.



Refresco de Café e Limão
Ingredientes: 2 colheres de sopa de café instantâneo, sumo de 1 limão pequeno, 3 colheres de sopa de açúcar amarelo, 1 litro de água

Juntamos o café instantâneo com o sumo de limão e mexemos bem até o café se dissolver completamemte.  Adicionamos o açúcar e a água. Mexemos bem. Colocamos a refrescar no frigorífico.

Sandes de Salmão Fumado
Ingredientes: 1 baguete integral, 2 colheres de sobremesa de queijo fresco, 2 fatias de salmão fumado, 2 folhas de alface e metade de um tomate pequeno coração de boi.

Com estes ingredientes preparamos uma sandes fresca. Podemos utilizar as duas colheres de sobremesa de queijo fresco ou usar de acordo com o nosso gosto.




Sem comentários