Bolo de Limão

Durante a pausa de Agosto, quem esteve verdadeiramente de férias foi a minha cozinha. Entre o experimentar da gastronomia londrina e a degustação de pestiscos na Zambujeira do Mar, não houve tempo para dar uso aos meus tachos, às minhs formas, ao meu fogão. Não vou dizer que não senti falta. Estaria a mentir. Principalmente, depois das inspirações apreendidas em terras de sua majestade. A vontade de voltar a fazer experiências é ainda maior. Durante as férias, só houve tempo para este bolo limão. Simples e que convenceu adultos e crianças.

Ingredientes
80g farinha
2 c. chá fermento
1 pitada de sal
250g iogurte natural
150g + 60g açúcar
3 ovos grandes
2 c. chá de raspa de limão
100ml óleo
80ml sumo de limão

Ligarmos o forno a 180ºC. Numa taça, peneiramos a farinha e juntamos o fermento e o sal. Noutra taça misturamos o iogurte, 150gr de açúcar, os ovos e a raspa do limão. Adicionamos os ingredientes secos ao preparado anterior. Juntamos o óleo. Deitamos a massa numa forma, previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha. Levamos ao forno durante 50 minutos.

Calda

Levamos ao lume o sumo de limão e o restante açúcar até este se dissolver. Regamos o bolo com esta calda assim que sair do forno.

Sem comentários